quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Serra da Freita


A Serra da Freita
A Serra da Freita é uma elevação de Portugal Continental, com 1.085 metros de altitude máxima (pico de São Pedro Velho, localizado na freguesia de Albergaria da Serra).
Está disposta na orientação noroeste-sudeste e estende-se pela freguesia de Albergaria da Serra, no extremo sudeste do concelho de Arouca, pelas freguesias de Manhouce e de Valadares, na ponta oeste do concelho de São Pedro do Sul e pelas freguesias de Arões e de Cepelos no extremo nordeste do concelho de Vale de Cambra.
Dois dos seus atracticos naturais são a queda de água da Frecha da Mizarela e, as Pedras Parideiras. Contando também com actividades desportivas e de lazer como: escalada (de vários níveis)e percursos pedestres.
Faz parte do Maciço da Gralheira, juntamente com a Serra da Arada e a Serra do Arestal. O Rio Caima tem aqui a sua nascente e o seu solo é, essencialmente, do tipo granítico.
Esta serra é um paraíso fotográfico no qual vale bem a pena aproveitar o nascer do sol assim como os deliciosos fins de tarde no outono, no qual tornam a vegetação dourada. As suas aldeias típicas (por exemplo albergaria da serra) são um marco na serra sendo portanto um ponto obrigatório.
A Cascata da Frecha da Mizarela
A Cascata da Frecha da Mizarela é uma cascata portuguesa, localizada na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, distrito de Aveiro.
Esta cascata localiza-se em pleno rochedo granítico do planalto da Serra da Freita, a uma altura de cerca de 900 metros, é alimentada pelas águas do rio Caima e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo desta forma uma das mais altas da Europa. Esta cascata localiza-se numa paisagem serena rodeada por uma atmosfera campestre e bucólica onde a natureza se encontra num estado puro.
O Caima
O Caima é um rio português que nasce na Serra da Freita, na freguesia de Albergaria da Serra, a uma altitude de cerca de mil metros. Pouco depois da sua nascente, este forma uma queda de água com mais de sessenta metros de altura, que dá pelo nome de Frecha da Mizarela. No seu percurso, passa por Vale de Cambra, atravessa o concelho de Oliveira de Azeméis, indo desaguar na margem direita do Vouga, junto da povoação da Sernada do Vouga.
As Pedras Parideiras
Pedras Parideiras são um fenómeno geológico raro, um tipo de pedras que brotam de uma rainha-mãe, um bloco nodular de origem granítica com 1000 x 600 m, daí se chamarem Parideiras. Os nódulos de 1 a 12 cm de diâmetro com formas discóides e biconvexas são compostos pelos mesmos elementos mineralógica do granito, a camada externa é composta por biotite e a interna possui um núcleo de quartzo e feldspato potássico. Estes nódulos ao se desincrustarem dos núcleos da rocha-mãe por termoplástica deixam uma camada externa em baixo relevo nos núcleos da rocha-mãe e espalham-se à volta desta.
As Pedras Parideiras simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, esta tradição está ainda presente nas populações locais. Acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.
As Pedras Parideiras estão situadas na Serra da Freita em Portugal e na Rússia, perto de S. Petersburgo.
São um fenómeno raro no Planeta Terra; este sendo o motivo para que se pede aos visitantes destes locais que não recolha pedras para uso pessoal.
Albergaria da Serra
Albergaria da Serra (antiga Albergaria das Cabras) é uma freguesia portuguesa do concelho de Arouca, com 14,72 km² de área e 140 habitantes (2001). Densidade: 9,5 hab/km².
Ali ficam as quedas de água da Frecha da Mizarela, no rio Caima – uma das quedas de água mais altas da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário