Densidade da água e do gelo
A água e o gelo, apesar de serem feitos de H2O, possuem densidades diferentes. É exactamente por isto que o gelo flutua sobre a água.
A densidade do gelo é cerca de 10 % inferior à da água e em consequência do princípio de Arquimedes um bloco de gelo fica imerso em cerca de 90% do seu volume.
Por que o gelo e a água têm densidades diferentes na forma líquida?
A densidade é uma relação entre a massa de um corpo (quantidade de matéria que constitui um corpo) e o volume ocupado por esse corpo.
No estado líquido as moléculas da água estão muito próximas umas das outras e de forma desorganizada. Quando ocorre a solidificação as moléculas de água adoptam uma organização específica (hexagonal), ficando “muito espaço” vazio entre elas.
É essa “expansão” entre as moléculas de água que faz com que o volume aumente, diminuindo desta forma a densidade do gelo relativamente à da água. (A massa de água é sempre a mesma).
A água é sem dúvida o mais comum e o mais importante de todos os compostos. Graças às propriedades da água, a vida foi capaz de surgir e se desenvolver em nosso planeta. Estas propriedades são extremamente peculiares: a água sólida (gelo) é menos densa do que o líquido - por esta razão, o gelo bóia sobre a água líquida. Embora extremamente trivial, é exatamente o oposto do observado na grande maioria das substâncias. E, graças a esta habilidade, os peixes e plantas de lagos e rios que congelam, no inverno, não morrem, pois a capa de gelo que se forma sobre o lago funciona como uma barreira de proteção contra o frio. Se o gelo fosse mais denso, os peixes teriam um piso congelado, embaixo, e acima uma atmosfera fria. Uma situação muito mais sinistra!
O simples facto da água ser líquida à temperatura ambiente já é completamente intrigante. Todos os compostos análogos à molécula H2O são gases. Se não conhecessemos a água, certamente iriamos deduzir que ela seria um gás, e iria se tornar líquido somente em temperaturas muito inferiores a 0ºC. Isto é extremamente importante para que ela possa ser usada por organismos vivos; além de promover a vida diretamente, ainda serve como meio de transporte, para recreação, e como um habitat para plantas e animais. Como é facilmente transformada em vapor (gás), pode ser transferida, pela atmosfera, dos oceanos até os continentes, onde pode precipitar-se sobre a forma de chuva.